quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dizemos que Metabolismo é o conjunto de reações químicas que mantém a célula viva. O processo que possibilita inúmeras etapas do metabolismo é a respiração celular. A respiração celular tanto faz parte do metabolismo, quanto é a principal responsável pela regeneração do ATP.


Existem 2 modos de respiração:


· Respiração aeróbia

· Respiração Anaeróbia (Fermentação)


Os dois processos ocorrem com a quebra do alimento, preferencialmente a glicose.


Em uma primeira etapa, a glicose é quebrada a ácido pirúvico. Esse processo é conhecido como Glicólise, o termo lise significa quebra.


Os dois últimos processos não precisam há participação de O2.


Mas afinal, qual é diferença entre esses processos? A diferença ocorre no que é feito com o Ácido Pirúvico.

Iremos começar vendo o mais simples: A fermentação


Como nos outros, a fermentação começa com a quebra da glicose. Detalharemos dois tipos de fermentação : a lática e a alcoólica. Organismos diferentes transformam o ácido Pirúvico em compostos diferentes.


O que será que faz o organismo transformar o ácido Pirúvico em compostos diferentes? As suas enzimas! Um faz fermentação lática e o outro faz fermentações alcoólicas. Existe uma reação comum a estes dois processos que libera a co-enzima NAD dos seus dois hidrogênios roubados (NADH2 à NAD). Este é o processo de regeneração do NAD. A co-enzima fica livre podendo então ser usada novamente, na glicólise, quebrando mais moléculas de glicose.


Em que organismos ocorre a fermentação? Ocorrem principalmente em certos tipos de levedura (um fungo unicelular) e bactérias (células musculares esqueléticas de mamíferos).


Alguns organismos só fazem a fermentação em caso de falta de O2 no ambiente. Estes organismos são chamados de Anaeróbios facultativos. Um exemplo são as células musculares esqueléticas que, quando submetidas a trabalhos extremos usando todo o O2 de seu ambiente (o ambiente em volta dela), passam a fazer fermentação.


Vamos agora entender os tipos de fermentação através dos esquemas:






O homem utiliza-se de alguns desses organismos que fazem fermentação, fazendo com que tenham uma importância econômica. Saberia citar algum?


  • Fermentação com um de seus produtos finais o ácido lático:

- Iogurte, Coalhada, queijo (lactobacillus)

  • Fermentação com um de seus produtos finais o álcool comum:

- Produção de bebidas alcoólicas em geral. (Sacaromices cerevisae).